Amir Klink

"Um homem precisa de viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens ou TV. Precisa de viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio tecto. Um homem precisa de viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver." Amir Klink















quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Dia 8. Tanti auguri a te

Quarta , 22/9.

Parabéns a você é o que o título significa. De facto, tal como tinha previsto, os meus 30 anos seriam feitos algures pela Itália e julgo que não podia ter tido um dia melhor!

Eram umas 7 da manhã quando os sinos do mosteiro cisterciense de Abadia São Salvatore começaram a tocar como se houvesse fogo nas redondezas... felizmente não era caso, mas foi bom para despertar mais cedo do habitual.

Sou presenteado com um parabéns do meu room-mate peregrino Benois e como ele tinha tido a amabilidade de me ter pago o jantar, ofereci-lhe do que tinha para o pequeno almoço: banana, pão integral e mel.
Depois da despedida faço-me ao caminho, subo um pouco mais até 950 metros de altitude e depois aproveito a longa e muito agradável descida com pouco declive até aos 350 metros numa asfaltada estrada em zig-zag, lindíssima e com uma vista esplêndida!

Mais tarde tenho algumas dúvidas sobre que caminho tomar; como não tenho mapas e apenas o aparelho GPS confrontei o traçado que tinha com as possibilidades em asfalto até que escolhi por sorte aquela que julgo ter sido a melhor opção. Levou-me a Montalcino, mais uma das lindíssimas vilas forradas a fortaleza no alto de um cume... fantástico!

Decido almoçar por ali e sigo para aquela que foi a estrada mais inclinada que já fiz até hoje! Uma placa em italiano dava-lhe o nome de “estrada arranca ferraduras"... tinha apenas 20% de inclinação. Baixei até aos 150 metros.

Passo por Buonconvento e descubro que por azar perco os seus monumentais festejos por uma diferença de dois dias... Sigo para Siena e, uau, mais uma cidade cheia de turistas. Paro um pouco a escrever algo e a dar pasto a vista... isto não devia dizer... e visito o resto da cidade. No edifício da cidade uma altíssima e medieval torre e frente um enorme largo pavimentado em tijolo de burro. Para os habitantes aquela deve ser a praia da zona, pois lá tomavam banhos de sol.

Hoje queria muito net e forcei-me a procurar um MacDon(...)ds para perguntar como funcionava aqui em Itália. O rapaz de serviço disse-me que tinha que ter um número italiano. Mais uma vez a sorte sorriu-me: ele falava brasileiro e pude pedir-lhe o favor de me deixar usar o dele. Obrigado Guido! Pela tua ajuda pude postar todos os dias anteriores.

Já se fazia tarde e faltavam uns kms ate Montiregione. Tinham-me falado muito bem deste albergue, funciona pela igreja e tinha umas instalações muito boas, com cozinha equipada. Aproveitei para cozer umas massas para o jantar e lavei a roupa. Além disso tive o prazer de ser visitado pelo padre Doriano, muito sereno e atento às respostas das perguntas que me fazia acerca dos motivos da viagem. Quando lhe disse que fazia 30 anos ficou impressionado. Disse-lhe que ofereci a minha festa a Deus e que estava a ter um óptimo dia.

Ofereceu-me um gelado e enquanto comíamos falei-lhe do blog. Ficou tão curioso que acabámos por ir ver ao computador da paróquia, e deixou-me ficar mesmo depois de se ir embora...

Foi muito bom porque assim pude agradecer a todos os comentários de parabéns do meu Facebook e além disso instalar nele um tradutor automático para outras línguas. O meu “Obrigado!” padre Doriano.

Bem, vou dormir. Amanhã combinei com ele estar às 08:00 em oração numa igreja a 3 km daqui.

Um abraço,
Samuel Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário