Amir Klink

"Um homem precisa de viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens ou TV. Precisa de viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio tecto. Um homem precisa de viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver." Amir Klink















sábado, 18 de setembro de 2010

Dia 3. Em Roma sê romano.

Sexta-feira, 17 de Setembro de 2010.

Acordo logo pela manhã bem disposto, nem que fosse pelo banho que tinha tomado antes de me deitar.

Dirijo-me à recepção para tomar o pequeno almoço que a rapariga me ofereceu como desconto (quem não pede...). Que bem que me soube! Pelo caminho talvez não tenha tanta sorte...



De seguida rumo até ao obelisco da praça de São Pedro. Tinha combinado estar às 9 horas com Kate, uma do grupo que conheci no dia anterior e que se oferecer para ser guia. Não soube que se passou mas ela não apareceu e eu segui para a basílica.



Entretato a fila tinha ficado gigante, mas mesmo assim até entrei relativamente rápido e ... uau uau uau uau, que grandiosa é a basílica! Quem não viu não consegue ter a noção de grandeza, tal como eu não tive quando me contaram.



São alas gigantes, umas atrás de outras em trabalho mármorista do melhor que já vi até hoje! No tecto, ou melhor na imensa cobertura, molduras de cor ouro a forrar e várias cúpulas com o traço de Miguel Ângelo... buonissimo! Mas não estava aí apenas para visitar, tinha que ir à sacristia pedir um documento que me credencie como peregrino afim de ter acesso aos albergues pelo caminho.



Fui recebido com uma gratidão enorme por alguém que não me conhecia de lado algum: o padre Bruno, que deve ter tomado da bebida da felicidade pois sorria a toda a gente como ninguém. Passou-me um documento que eu irei carimbar por todos os locais onde dormir, polícias locais etc.
Uma vez que que o caminho é enorme não vou procurar sítios onde o fazer, pois só os carimbos dos albergues já irão preencher muitas páginas. São esses carimbos que no final me atestarão como um peregrino afim de obter a Compostela (certificado em diploma de peregrino).



Depois sigo para Roma antiga. Esta cidade é mesmo Imperial! A quantidade de monumentos, basílicas e templos romanos justifica a enorme quantidade de gente de todas as nações que por estes lados se reconhece.



E mais uma vez já vou longo... Acabei por jantar com o grupo de jovens, hoje mais numeroso e dormir em casa de um deles para não gastar tanto.





Um abraço a todos,

Samuel Santos.

1 comentário:

  1. Bom dia

    Como queria ser um "animalsinho", bem pequenino, para aproveitar a boleia... lol
    Que grande aventura. Crescemos assim, encontrando-nos com o outro, afinal não fossemos cidadãos de um mundo multicultural.
    Bom percurso, Sailor men

    ResponderEliminar