Amir Klink

"Um homem precisa de viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens ou TV. Precisa de viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio tecto. Um homem precisa de viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver." Amir Klink















quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dia 20. Geneve...

Segunda, 4 de Outubro de 2010.

Acordo cedo e acabo de escrever o diário porque o sono no dia anterior não permitiu... quando dou por mim já quase passa uma hora. É incrível o tempo que se passa a recordar o dia que se passou, memórias essas que se vão convertendo em palavras... e tanto fica por dizer acreditem!

Quando saio uma coisa que tinha em mente era assim que encontrasse um supermercado da marca dos vales de compra parava, pois não sabia se eram locais ou se haviam mais até Genebra. Encontrei um passados 10 minutos quando ia a caminho da marina de Lausanne. Comprei 7 conservas de milho, legumes e atum, 4 tomates, um doce de morango e uma embalagem de 6 bolas de berlim com recheio a framboesa que estavam a metade do preço, he he!.. Quando cheguei à caixa diz um senhor atrás de mim “-Alimentação de desportista!” e eu acabei por lhe contar a viagem. A pagar sobraram 50 centímos de franco, voltei a entrar e trouxe mais um iogurte natural que foi devorado 2 horas depois com 2 bolas de berlim! Nem imaginam o contente que eu saí do supermercado, tinha a bicicleta bem mais pesada que o normal mas estava felicíssimo, obrigado padre Olivier!

O tempo estava coberto, um painel mostrava uns confortáveis 16 graus mas o dia prometia sol que não tardou a aparecer. Quando chego à marina tiro mais umas fotos com o lago a fumegar nevoeiro, mais uns comentários em português de um casal que ia passando...




Começo então a sério o caminho até ao destino de hoje, depois dos 125 km de ontem. Encontro junto ao lago um trilho em terra super divertido, sempre com este lago tão especial a 2 passos!


Especial porque quase se pode chamar um mar em forma de um amendoim ou de um C voltado para baixo, mas não tem maré, nota-se que a água tem um nível constante. Como diriam os meus amigos da Nazaré “um mar de senhoras”! Reparo que os franceses do outro lado (a sul do lago) devem viver cheios de inveja, pois este lado norte é muito mais prendado pelo calor do sol. Nota-se que o escarpado das montanhas do lado francês é tanto que deixa na penumbra maior parte da zona costeira.

Passo por cais cheios de veleiros e catamarans, uns grandes e outros pequenos mas por ali os lugares parecem estar todos preenchidos! Jardins à beira da água com gente na sua corrida matinal, zonas de habitação exclusivas... muito nível mesmo! Decido que já chegava deste tour e vou para uma nacional que por perto me acompanhava. Aí passo no centro das vilas cheias de comércio e gente, carros exóticos; Maseratis, Porches, Ferraris, Audis, Lotus, um excesso a meu ver mas é isso que faz mover o mundo da indústria...

Paro para almoçar numa outra marina atestada de barcos mas gente era coisa rara por ali. Um agradável jardim com mesas, equipamentos infantis e campo de futebol relvado tudo muito bem cuidado mais parecia que eu era o dono daquilo, pelo menos usufruí bem daquele calmíssimo espaço.


Estrada fora passo por kms e kms de mais vinha e para sobremesa... uvas, a fruta da época!
30 km mais a frente chego ao destino pensado inicial, Genebra! Entro por um jardim que começava no Museu da Ciência e daí já se avistava bem perto o majestoso jacto de água, um dos símbolos da cidade.


Pouco depois uma espécie de praia, nada má e quase me convencia a dar um mergulho mas tinha que procurar o essencial: onde dormir! Procuro o balcão das informações turísticas onde me deram um livro com os hotéis. Tentei 2 albergues da juventude e ambos estavam completos: mais de 400 camas com apenas 3 livres para raparigas e 2 quartos duplos que eu teria de pagar por completo... Para ajudar larga-se a chover...Visto o equipamento de novo pois para andar pelas cidades eu visto a roupa normal para não andar sempre armado em ciclista: Faço-me à chuva para ir tentar a sorte nalguma paróquia pois aqui não tinha informação de nada...

O dia já ia escurecendo e nada... até que comecei a sentir que se Genebra não tinha lugar para mim eu também não teria lugar para Genebra e embora contra os planos decidi seguir.

Continuei pelo traçando dos caminhos de santiago, pois desde Lausanne que deixei os de Roma por estes. Pelo caminho olhava para tudo, estufas, obras, estábulos enfim tudo onde desse para passar a noite. Uns 10 kms depois encontro um sinal a dizer que 5kms mais à frente havia um "gite d'etape" e todos os meus medos desapareceram.

Cheguei a Neydens, onde se localizava o abrigo, e descubro que é um parque de campismo! À chegada atendeu-me uma simpática rapariga e pelo espaço (num quarto de 6 camas) paguei 15 euros... nada mau, depois de em Genebra ver o mais barato por 60! Além disso reparei que sem me aperceber tinha deixado a Suíça por ela me estar a pedir o pagamento em euros. O local da fronteira (vi depois no GPS) era o local onde estava a tal placa.

O quarto era um águas-furtadas num edifício de madeira. No rés-de-chão tinha os espaços de sanitários, duche e lava loiça, tive pena de não ter tirado fotos...

Mais um momento de felicidade: água quente para lavar o que a chuva estava a sujar e um espaço quente com luz e cama para comer e dormir! Quando não temos muito até isto nos faz dar pulos de alegria... Acabei por me tratar e, enquanto escrevia umas linhas, adormeci. Acordei hora e meia depois (pelas 22 h) com a chegada de um rapaz, Sebastian, que na recepção me tinha dito que iria partilhar o quarto... Nem queiram imaginar: ele já vinha com um copito e pouco tempo depois perguntou-me se era servido... Uma garrafa de tinto Merlot, conversa puxa conversa (que ele não se calava), a garrafa foi-se com uma data de maçãs que ele também tinha e uma tablete de chocolate das minhas. "-Mange les pomes" dizia ele. Quando o relógio marcava 2 da manhã lá o consegui convencer a ir dormir, he he.

Um abraço,
Samuel Santos!

Sem comentários:

Enviar um comentário